domingo, 16 de agosto de 2009

Obon


Hoje foi o último dia do chamado Obon yasumi, um dos três feriadões anuais que duram uma semana no Japão. Os outros são o Golden Week em maio e o Nenmatsu Nensha, no final de ano.
Tradicionalmente nesta época as famílias, principalmente das grandes cidades como Tokyo costumam visitar seus parentes no interior e ir aos templos e cemitérios para relembrarem de seus antepassados refazendo rituais antigos como oferenda de alimentos.
Segundo a crença budista, quando se comemora o obon, os espíritos do antepassados retornam a esse mundo para reencontrar seus familiares.

Nesta ocasião tembém são penduradas os mukaebi, ou "lanternas" em frente as casas e que depois ao escurecer são acesas e lançadas nos rios e lagos para guiarem os espíritos de volta ao mundo espiritual.
E juntamente com as festividades do obon ocorre o bon-odori, uma dança típica muito conhecida também por brasileiros frequentadores de comunidades nikkeis.
Embora originalmente seja uma dança em homenagem aos antepassados, hoje em dia trata se de uma festividade bastante animada, com danças coreografadas ao ritmo da batida de tambores.


0 comentários:

Postar um comentário